Acaba de nascer uma parceria que promete, literalmente, ir muito longe. A Aita Paramotor fechou sua primeira contratação de atleta para representar o principal produto da marca: a XNitro X3 – a nova estrutura que está revolucionando o conceito do voo de paramotor.
Daniel Fabian, agora piloto oficial XNitro e responsável por projetar a marca pelos céus do Brasil, foi recordista brasileiro em distância, em 2016. Ele decolou de São Vicente (SP) e pousou em Laguna (SC) – um voo de 548 km sem escalas. Também foi vice-campeão XC da Liga Brasileira de Paramotor, em 2016 e 2017, sendo um dos atletas com a maior constância de voos longos no país. Participou de duas grandes expedições: Rota do Descobrimento, em 2015, com seis outros pilotos voando 1.500 km entre São Vicente (SP) a Porto Seguro (BA); e Expedição Brasil Uruguai, em 2016, com outros 16 pilotos voando 2.000 km, de São Vicente a Montevidéu.
Fabian começou no voo livre, em São Vicente, no início dos anos 2000. Ex-paraquedista, viu no parapente uma forma mais econômica de voar com mais frequência. Depois disso, em 2014, percebeu que o paramotor poderia leva-lo aonde o parapente jamais alcançaria. “Inspirado por Marcio Aita, descobri que poderia decolar com o paramotor e ir aonde eu quisesse… até pousar em outros estados”, lembra Daniel. “Quando conheci a XNitro e fiz meu primeiro voo com a estrutura, percebi que estava diante de um equipamento totalmente arrojado e versátil. Agora tenho muita mobilidade – em todos os sentidos, inclusive durante o transporte – coisa que nunca tive nas minhas estruturas anteriores. Meu objetivo, a partir de agora, é planejar muitos voos longos e levar a XNitro ao máximo de lugares que eu conseguir. Bora voar”, comenta.